quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mercado quer Farmacêutico com perfil de gestor!

O Varejo Farmacêutico quer Farmacêuticos completos, não apenas com os conhecimentos focados no exercício profissional, mas que possam ter noção do negócio como um todo, possibilitando maior rentabilidade ao empreendimento.
Foi-se o tempo em que o Farmacêutico acumulava apenas conhecimentos técnicos e científicos. O mercado tem procurado cada vez mais profissionais que participem da administração e da gestão das empresas.
Levantamento realizado nos últimos anos tem mostrado que Farmacêuticos que possuem perfil para administrar e gerir empresas ganham mais e são mais promissores no mercado.
O mercado quer profissionais completos, não apenas com os conhecimentos focados no exercício profissional, mas que possam ter noção do negócio como uma todo, possibilitando maior rentabilidade ao negócio em que está inserido.
Empresas de RH afirmam que a formação profissional é estritamente técnica e este fato restringe de tal forma que o farmacêutico alce “voos” mais longos em sua carreira profissional, já que este tipo de formação o leva na maioria das vezes a trabalhar como empregado num mercado que não valoriza conhecimento técnico e sim a capacidade do profissional em participar do crescimento e fortalecimento do negócio em questão.
O empreendedorismo é outra área deficitária na profissão, pois, ao não buscar qualificação na Administração e Gestão de Empresas o Farmacêutico não consegue ter sucesso com o seu negócio ou nem mesmo vislumbra a montagem de sua farmácia, drogaria, laboratório ou empreendimento voltado para a área.
Este conflito é contundente em todas as profissões da área da saúde, como a medicina, odontologia, nutrição e outros, mas diversos profissionais da saúde estão percebendo que para manter seus consultórios, hospitais, farmácias e clínicas em funcionamento deverão aplicar conhecimentos em gestão para ter sucesso e se manter no mercado de trabalho.
Diversas Redes de Farmácias e Drogarias já estão assumindo Farmacêuticos em cargos de gerência e diretoria. As empresas de RH (Recursos Humanos) afirmam que para isto é feito uma avaliação do perfil e currículo do profissional e se atendido os requisitos estabelecidos, ao mesmo é dada oportunidade de ascensão na organização.
Fonte : SinFarGO

E você, o que você está fazendo para não se restringir apenas aos conhecimentos técnicos e científicos? Qual o seu plano para poder alçar voos mais longos e sair da zona de conforto que a graduação te coloca? Não pense apenas no agora, pense em você como um grande profissional no futuro, busque a sua qualificação para ser um bom gestor e garanta seu sucesso!

Foque no seu futuro, torne-se um gestor!