Institucional


HISTÓRICO

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França na década de 1960, a partir da iniciativa de universitários interessados em aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas salas de aula, além de conhecer o mercado de trabalho antes mesmo de graduados.
Toda Empresa Júnior funciona como uma associação civil sem fins lucrativosconstituída e gerida exclusivamente por universitários, com objetivo de prestar serviços e desenvolver projetos para empresas, entidades e sociedade em geral.
A Empresa Júnior Teófilos Assessoria e Consultoria Farmacêutica foi a primeira Empresa Júnior de farmácia do Sul do país. É composta por acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá, e conta com o apoio e orientação de professores da mesma para a realização de seus projetos. Além de consultorias e projetos, realiza atividades como organização de cursos e eventos, visitas técnicas, entre outros.

MISSÃO
Disseminar o espírito empreendedor, formando pessoas comprometidas na sociedade.

VISÃO
Tornar-se uma Empresa atuante no mercado, garantindo a satisfação do cliente e com crescimento interno contínuo.

VALORES

•Ética;

•Comprometimento;

•Responsabilidade;

•Proatividade;

•Disciplina;

Trabalho em Equipe;

•Humildade.




       _________________________________________________________________



ORIGEM DO NOME DA EMPRESA



Uma homenagem ao farmacêutico Rodolfo Teófilo, figura da ilustre elite provincial do Ceará em fins do século XVIII, um homem preocupado com a pobreza e a degradação humana que atingiam as populações pobres na capital e nos municípios vizinhos, além de louváveis esforços em conscientizar essas populações de que elas deveriam ser vacinadas.

Foram grandes os esforços empreendidos por Rodolfo Teófilo para conter a epidemia de varíola em sua província. As ações compreendiam desde a compra de animais para o processo de produção das vacinas a viagens a cavalo pela periferia de Fortaleza, para fazer as aplicações, passando pelo emprego de um carismático poder de persuasão. Com o objetivo de convencer os moradores pobres das favelas de que eles deveriam permitir-se vacinar, o farmacêutico, imbuído de um espírito criativo, inventou a figura de são Jenner, na verdade, Edward Jenner, que em fins do século XVIII descobriu a vacina contra a varíola. Fundador da Liga Cearense contra a Varíola, Teófilo distribuiu suas vacinas pelo interior do estado, chegando a gastar o próprio dinheiro com a produção dos antídotos. Sofreu forte reação da elite local, incomodada com a ascensão do farmacêutico. Este incômodo refletiu-se diretamente na imprensa local, que começou a publicar verdadeiros ataques à vacina produzida por ele, sugerindo que a mesma teria causado a morte de várias crianças na capital. A resposta não tardou a chegar. Em 1907, Teófilo recebia a aprovação da vacina pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), então denominado Instituto de Patologia Experimental de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Debelada a varíola, o farmacêutico ainda sofreria retaliações do governo, não obtendo apoio, em momento algum, das autoridades municipais ou provinciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário