MEJ

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, na ESSEC (L’Ecole Supérieure dês Sciences Economiques et Commerciales de Paris), onde estudantes desta instituição criaram a Junior Enterprise, visto a necessidade dos acadêmicos em aplicar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula.
No ano de 1986, já existiam 100 Empresas Juniores na França e, a partir desse momento, o Movimento começou a se difundir por toda a Europa. A ideia foi introduzida no Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco Brasileira a partir do manual 'Como criar uma Empresa Júnior', editado pela mesma. As primeiras Empresas Juniores começaram a surgir naquele ano, nos campus da FAAP e da FGV. Posteriormente surgiram as Empresas Juniores da USP, da UNICAMP, da Universidade Mackenzie e do Instituto de Engenharia Mauá.
A implantação de Empresas Juniores no Brasil culminou com a fundação da FEJESP (Federação das Empresas Juniores de São Paulo). Apesar do modelo brasileiro ter sido  inspirado no modelo francês, podemos verificar alguns pontos que diferenciam o MEJ nesses países. Um deles é o fato de que na França existe uma legislação própria que reconhece as peculiaridades das Empresas Juniores; outra é a inclinação para a prestação e serviços para micro e pequenas empresas no Brasil, assim como a ênfase dada para projetos sociais. Atualmente, com a expansão do MEJ, muitos universitários têm o privilégio de participar ativamente do Movimento, contribuindo para que ele se fortaleça ainda mais, desenvolvendo suas habilidades pessoais e agregando mais conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário