segunda-feira, 9 de maio de 2016

Google coloca no mercado colher que diminui o tremor das mãos de pacientes com Parkinson


Um ato que para todos é quase automático, para pessoas com Parkinson pode ser um desafio: o ato de se alimentar sozinho com talheres. Os tremores que não são controlados, causados pode esta doença, além de derrubar a comida causa muito constrangimento para essas pessoas no restaurante e no trabalho.
A empresa Lift Lab, recentemente comprada pela Google, tinha o projeto liftware spoon, uma colher que reage ao tremor da mão deixando a colher o mais estável possível, possibilitando que 76% do alimento permaneça na colher, facilitando que as pessoas com Parkinson se alimentem com mais autonomia.
O sistema Liftware funciona na base da colher, equipado com vários sensores, a base consegue detectar tremores nas mãos, atuando de imediato para estabilizar o movimento da colher no sentido contrário ao do tremor, através de pequenos motores internos.
"A colher consegue discernir o movimento do tremor das mãos de outros tipos de movimentos, permitindo-lhe responder apenas ao tremor, preservando o movimento que o utilizador pretende fazer", explica a empresa.
O fundador da Lift Labs, Anupam Pathak, explica como funciona a colher: "Se eu tenho um tremor e me mover para a direita, isso vai mover fisicamente a colher para a esquerda para ajudar a estabilizar esse movimento e permitir que se coma sem entornar a comida."
Além da colher, o Liftware poe ser acoplado a um garfo, uma faca ou uma chave. Apenas a extremidade colher e garfo estão sendo comercializados, por 19,95 dólares. A colher pode ser facilmente transportada pelo utilizador para usar, por exemplo, em restaurantes ou sempre que a refeição seja feita fora de casa. Tem uma bateria recarregável.