segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Farmacêuticos poderão prescrever medicamentos em unidades de saúde



                                

Os farmacêuticos, que atuam nas unidades de saúde de Ponta Grossa, poderão prescrever alguns tipos de medicamentos para a população. Uma resolução da Secretaria Municipal da Saúde determinou um Protocolo de Atendimento Farmacêutico para o tratamento de doenças como a escabiose, pediculose e desitratação.

A decisão passou a valer nesta semana em nove postos de saúde que contam com os profissionais e que foram escolhidos estrategicamente por apresentarem números maiores de Equipes de saúde da Família. Futuramente, a ideia será expandir os atendimentos para mais unidades.

De acordo com a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde os profissionais passaram por uma capacitação para realizar este tipo de atendimento. Com relação as três doenças, que fazem parte do protocolo, o órgão informou que são as patologias que prevalecem na população.

"A coordenação está trabalhando para fazer o acompanhamento dos pacientes de acordo com a linha de cuidado daqueles que possuem doenças crônicas, analisando periodicamente os resultados, com avaliação farmacêutica da farmacologia adequada, resultado de exames e organização da documentação para dar suporte ao paciente", informou o departamento de saúde, através de nota enviada pela assessoria de comunicação.