quarta-feira, 27 de março de 2013

Empreende... o que?

Empreendedorismo s. m.
1. Qualidade ou carácter do que é empreendedor.
2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

Certo, essa é a definição de empreendedorismo no dicionário, mas realmente, o que é o empreendedorismo, qual a função de um empreendedor?
Estes livros vão te ajudar a entender um pouco mais sobre esse mundo dos negócios:



“A Menina do Vale: Como o Empreendedorismo Pode Mudar a sua Vida”, de Bel Pesce
Neste livro, a jovem brasileira Bel Pesce conta sua jornada como empreendedora no Vale do Silício e dá dicas a quem também pensa em começar uma startup.


Empreendedorismo”, de Robert Hisrich, Michael Peters e Dean Shepherd
O leitor encontra um trabalho abrangente e que aborda os conceitos envolvidos na criação, financiamento e administração de um novo negócio. O livro traz casos para serem trabalhados de forma prática.


“Encantamento: A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações”, de Guy Kawasaki 
Guy Kawasaki é um dos principais nomes ligados a inovação e empresas. Neste livro, ele fala sobre a importância de encantar pessoas para negócios que querem se desenvolver. Este “encamentamento” vira uma ferramenta de convencimento e influência com o tempo.


“A Nova Geração de Empreendedores: Guia para a Elaboração de um Plano de Negócios”, de Fernando César Lenzi
Dividido em cinco capítulos, o livro fala sobre o cotidiano dos empreendedores e explora vários assuntos, desde a concepção de uma ideia até as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas.


“A Startup Enxuta”, de Eric Ries
Eric Ries é um dos mais respeitados especialistas de startups do mundo e, neste livro, ele expõe sua metodologia para que estas empresas cresçam de forma escalável e sustentável. A ideia é baseada no conceito de desenvolver o negócio em partes e com a ajuda da opinião dos próprios usuários.

E lembre-se:
"Existem três tipos de empresas (e pessoas). As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?" (Philip Kotler)